Churn Rate: Aprenda a diminuir a sua taxa de cancelamento

Ops! :(

Preencha corretamente todos os campos. Lembrando que todos os campos são obrigatórios.

Campo "" vazio.
×
  Menu
Português  
  (11) 3937-6432

Churn Rate: Aprenda a diminuir a sua taxa de cancelamento

Churn Rate tem um impacto bastante negativo para as receitas de uma empresa de recorrência. Mas, apesar desse lado ruim, é uma excelente oportunidade de entender o comportamento de seus consumidores e, assim, fazer as adequações necessárias.

Para se manter no mercado e alcançar o sucesso é preciso conhecer todos os aspectos relacionados à sua empresa – desde a parte operacional, administrativa até as vendas. Neste último caso, em específico, é preciso reunir o máximo de informação possível para que possa melhorar produtos ou serviços e o atendimento ao cliente. E, para isso, um quesito é bastante importante: o Churn Rate ou taxa de cancelamento. Afinal, entender porque uma pessoa deixa de consumir pode ser o caminho para se desenvolver um modelo de vendas mais eficiente ou um produto mais atrativo.

É fato que o Churn Rate tem um impacto bastante negativo para as receitas de uma empresa de recorrência. Mas, apesar desse lado ruim, é excelente oportunidade entender o comportamento de seus consumidores e, assim, fazer as adequações necessárias para que tenha cada vez menos taxa de cancelamento. É uma forma de promover o crescimento sustentável do seu negócio e ainda reunir informações importantes para o seu posicionamento no mercado.

business concept: churn rate

churn rate

Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o Churn Rate e discutir algumas ações que podem te ajudar a reduzir essa métrica. Contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio e melhora das ações comerciais. Não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Churn rate: como identificar a minha taxa de cancelamento?

Para isso é necessário fazer uma conta bastante simples. Veja só: divida a quantidade de cancelamentos que teve no período pelo total de clientes que você tinha no último dia do período anterior. Deixa eu explicar um pouco melhor: se no dia 31 de outubro a sua base de clientes estava em 400 pessoas e em novembro 100 consumidores deixaram o seu serviço o seu Churn Rate vai ser a divisão de 100 por 400, que dá 0,25, ou 25%. Eis aí a sua taxa de cancelamento.

Agora, se o número for alto, como no exemplo acima, é porque alguma coisa está errada. Você pode até estar aumentando o número de clientes, mas ainda assim muitos acabam deixando de consumir em sua empresa. Ou seja, o seu produto ou serviço não está conseguindo manter os seus consumidores. E isso, meu amigo, pode trazer sérios problemas para a sua empresa lá na frente, afinal pode acabar não conseguindo manter uma base sólida de compradores, o que irá dificultar na manutenção do negócio.

Mas saber apenas a taxa de cancelamento e monitorar esse índice em nada adiantará. É preciso que o empresário compreenda o porquê está perdendo tantos clientes e faça um planejamento para que possa reduzir esse índice e possa promover um crescimento maior da empresa. É importante lembrar sempre que é mais barato manter uma base fiel de clientes do que sair a procura de novos compradores, pois exigirá investimento e tempo nesse processo.

Veja a seguir algumas ações voltadas para a redução do Churn Rate:

Tenha um padrão de qualidade para os seus produtos

Antes de qualquer coisa o que um cliente busca é qualidade. Não adianta oferecer um bom preço se o produto não irá satisfazer as necessidades de um comprador. Investir na qualidade das mercadorias ou serviços não é apenas um atrativo para novas pessoas na sua loja, mas também para que elas continuem retornando e, claro, comprando.

Mas estabelecer um padrão de qualidade é apenas o início desse processo. Nenhum negócio pode se limitar a manter eternamente um mesmo patamar de atendimento. É necessário desenvolver os produtos e serviços de modo a acompanhar sempre as necessidades e os desejos dos consumidores. E isso, ainda, causará a impressão de uma empresa em constante atualização e crescimento. E quem não quer continuar consumindo em um lugar assim?

Fortaleça sempre o atendimento e relacionamento com os clientes

Proporcionar uma excelente experiência de compra para o seu cliente aumenta consideravelmente as chances de ele querer voltar e consumir mais. Esse atendimento de primeira classe contribui para o aumento das chances de um comprador desconsiderar outras opções no mercado, afinal ele está diante do que precisa e tendo uma experiência única na compra. A primeira impressão é a que fica – então que essa primeira impressão seja positiva.

Mas não caia no erro de oferecer essa experiência de compra apenas na primeira vez. Certamente o seu cliente retornará com expectativa de um grande atendimento e se isso não ocorrer é bastante provável que ele vá para a sua lista de Churn Rate. Treine a sua equipe para que isso não ocorra e saiba alinhar as expectativas dos seus clientes com aquilo que você pode oferecer.

Não se esqueça dos clientes fiéis

Se por um lado é importante entender os motivos que levam as pessoas a deixarem de consumir, também é fundamental compreender as razões que levam um cliente a retornar ao seu estabelecimento. Se as pessoas param de comprar é porque tem algo errado, mas se tem pessoas que continuam comprando é porque tem alguma coisa que funciona. Com as informações certas é possível desenvolver produtos e serviços diferenciados.

Essa harmonia irá contribuir para que mais clientes sejam fidelizados e, com isso, a sua empresa reduza as taxas de cancelamento. E isso tem impacto importante para uma companhia, pois fortalece a base de clientes, desenvolve os produtos e serviços, aumenta os lucros e promove o desenvolvimento do negócio. É como disse no início deste artigo: informação é fundamental para aqueles que buscam o sucesso em seus empreendimentos.

Mantenha um canal de diálogo com seus clientes

A melhor forma de obter informações sobre os desejos, necessidades e expectativas de seus compradores é perguntando a eles. Somente o cliente poderá dizer às razões que o levaram a não procurar mais a sua empresa e é apenas um comprador que poderá te contar o porque ele retorna ao seu estabelecimento. Para conseguir entender os consumidores é preciso ouvi-los.

Manter um canal de comunicação aberto permite identificar quais pessoas podem se tornar um Churn Rate e quais motivos influenciam nisso, assim como é possível saber quais os pontos fortes dos seus produtos e serviços, além de como anda as suas estratégias de venda.

Gostou das informações que trouxemos para você? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos com informações relevantes para o seu negócio!

Compartilhe